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quinta-feira, 25 de abril de 2013

Já deu seu check-in hoje, através do Foursquare?

Se você faz parte da turma que se perguntou o que é isso, segue explicação: 

O Foursquare é uma rede social que permite ao utilizador indicar onde se encontra e compartilhar com seus amigos essa informação em outras redes sociais, ou na própria rede. Já que lá também é possível “seguir” e ser “seguido”.
O histórico dessas marcações pode ser categorizado e os usuários podem criar descrições acerca de suas percepções sobre o local ou serviço, como: “hotel muito confortável, serviço de quarto excelente e preço bom” ou “experimente o prato da casa” e etc.
Essas informações são úteis para o usuário em diversos sentidos. Servem para descobrir um novo restaurante, hotel, cinema ou até mesmo checar informações sobre lugares que estejam com algum tipo de descuido ou que apresente problemas de qualquer natureza.



A rede possui, também, um aspecto lúdico, se assemelhando a um jogo, onde se acumulam pontos, além de ganhar selos (badge) relativos a lugares e ações específicas realizadas pelo usuário.

É bem provável que seu estabelecimento esteja presente no Foursquare. Ele, como a maioria das redes existentes, é moldado todos os dias pelos usuários que sozinhos, podem criar os lugares, dando seus check-ins e opiniões.
Não tenho dúvidas de que bem planejada, essa rede pode ser importante para seu empreendimento, te auxiliando de diversas formas, como:
Uma ferramenta promocional, uma forma de termômetro da opinião de consumidores, ou uma maneira de ser descoberto nas redondezas, gerando fidelização da sua marca.
Vejo diariamente usuários, disputando o cargo de Mayor. Status ganho dentro da rede, para o maior frequentador do local (o que fez mais check-ins, nós últimos dias), apenas por diversão. 

Agora, imaginem, se a empresa estivesse atenta e beneficiasse o ganhador? 

Além de me deparar com lugares cheios de críticas, onde é nítido que o dono não faça ideia da repercussão negativa que possui o seu estabelecimento. E não é mais segredo que a opinião virtual conta e muito na hora de fazer uma escolha.

Nos EUA a brincadeira funciona bem, um exemplo disso, é uma campanha de pontos, recentemente lançada através de uma parceria entre o Foursquare e o American Express, que juntos oferecem promoções para mais de 100 mil empresas diferentes. Você cadastra seu
cartão de crédito na rede e se o local tiver uma parceria com ela, você passa a acumular pontos, vantagens e descontos para as futuras compras. O ponta pé inicial, foi dado pelo fast food Burger King, presente em mais de 6.500 locais em todo os EUA. 

Existem diversas formas de você atrair seu consumidor, as mais utilizadas aqui no Brasil ainda são: Dar descontos especiais ou brindes para o Mayor do local, ou para cada pessoa que faz o primeiro check-in dar um brinde especial.

Para se destacar, criatividade é sempre bem vinda.

Como começar?
Entre na página do Foursquare e “reivindique” a administração do local (caso ela já tenha sido criada), sua identidade será checada e a partir daí você poderá ter o controle das estatísticas e das ofertas.

Gerenciar mídias sociais é sério e para que seja feita de maneira qualificada, é sempre necessário um bom planejamento. O que sempre costumo exaltar nos meus textos é que na dúvida: Pesquise, explore, peça ajuda a profissionais qualificados, mas em hipótese alguma deixe de lado, ferramentas tão potentes. Você pode até não estar monitorando por falta de conhecimento, mas seu consumidor já está presente e falando muito de seus produtos e serviços. 

E pra finalizar, sempre cabe a reflexão: 
Você está realmente conectado? 


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