Se você faz parte da turma que se perguntou o que é isso, segue
explicação:
O Foursquare é uma rede social que permite ao utilizador
indicar onde se encontra e compartilhar com seus amigos essa informação
em outras redes sociais, ou na própria rede. Já que lá também é possível
“seguir” e ser “seguido”.
O histórico dessas marcações pode ser
categorizado e os usuários podem criar descrições acerca de suas
percepções sobre o local ou serviço, como: “hotel muito confortável,
serviço de quarto excelente e preço bom” ou “experimente o prato da
casa” e etc.
Essas informações são úteis para o usuário em
diversos sentidos. Servem para descobrir um novo restaurante, hotel,
cinema ou até mesmo checar informações sobre lugares que estejam com
algum tipo de descuido ou que apresente problemas de qualquer natureza.
A rede possui, também, um aspecto lúdico, se assemelhando a um
jogo, onde se acumulam pontos, além de ganhar selos (badge) relativos a
lugares e ações específicas realizadas pelo usuário.
É bem
provável que seu estabelecimento esteja presente no Foursquare. Ele,
como a maioria das redes existentes, é moldado todos os dias pelos
usuários que sozinhos, podem criar os lugares, dando seus check-ins e
opiniões.
Não tenho dúvidas de que bem planejada, essa rede pode
ser importante para seu empreendimento, te auxiliando de diversas
formas, como:
Uma ferramenta promocional, uma forma de
termômetro da opinião de consumidores, ou uma maneira de ser descoberto
nas redondezas, gerando fidelização da sua marca.
Vejo
diariamente usuários, disputando o cargo de Mayor. Status ganho dentro
da rede, para o maior frequentador do local (o que fez mais check-ins,
nós últimos dias), apenas por diversão.
Agora, imaginem, se a empresa
estivesse atenta e beneficiasse o ganhador?
Além de me deparar
com lugares cheios de críticas, onde é nítido que o dono não faça ideia
da repercussão negativa que possui o seu estabelecimento. E não é mais
segredo que a opinião virtual conta e muito na hora de fazer uma
escolha.
Nos EUA a brincadeira funciona bem, um exemplo disso, é
uma campanha de pontos, recentemente lançada através de uma parceria
entre o Foursquare e o American Express, que juntos oferecem promoções
para mais de 100 mil empresas diferentes. Você cadastra seu
cartão
de crédito na rede e se o local tiver uma parceria com ela, você passa a
acumular pontos, vantagens e descontos para as futuras compras. O ponta
pé inicial, foi dado pelo fast food Burger King, presente em mais de
6.500 locais em todo os EUA.
Existem diversas formas de você
atrair seu consumidor, as mais utilizadas aqui no Brasil ainda são: Dar
descontos especiais ou brindes para o Mayor do local, ou para cada
pessoa que faz o primeiro check-in dar um brinde especial.
Para se destacar, criatividade é sempre bem vinda.
Como começar?
Entre
na página do Foursquare e “reivindique” a administração do local (caso
ela já tenha sido criada), sua identidade será checada e a partir daí
você poderá ter o controle das estatísticas e das ofertas.
Gerenciar
mídias sociais é sério e para que seja feita de maneira qualificada, é
sempre necessário um bom planejamento. O que sempre costumo exaltar nos
meus textos é que na dúvida: Pesquise, explore, peça ajuda a
profissionais qualificados, mas em hipótese alguma deixe de lado,
ferramentas tão potentes. Você pode até não estar monitorando por falta
de conhecimento, mas seu consumidor já está presente e falando muito de
seus produtos e serviços.
E pra finalizar, sempre cabe a reflexão:
Você está realmente conectado?
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