Já imaginou poder organizar todas
as imagens e vídeos, cheios de ideias bacanas que você encontra ao navegar pela
rede e ainda compartilhá-las com seus amigos de forma simples e eficaz?
Essa possibilidade já existe e o
nome da mídia social é: PINTEREST.
Lançado em Março de 2010, ele se
assemelha a um quadro de avisos, onde é possível compartilhar e gerenciar
imagens e vídeos temáticos, como: Moda, jogos, hobbies, gastronomia, comédia,
enfim, são infinitas possibilidades, contando sempre com sua imaginação e poder
de criação.
A “brincadeira” é tão gostosa que
em 2012 o Pinterest atingiu a base de vinte milhões de usuários, se tornando
rapidamente umas das mídias sociais mais populares do mundo, passando a ocupar
a terceira colocação entre as mais utilizadas nos EUA.
No Brasil a audiência aumentou 409%
nos dois primeiros meses de 2012 e a cada cem acessos de sites de varejo aqui
no país, quase quatro já têm como origem links fixados dentro de murais do
Pinterest.
Mulheres entre vinte e cinco e
cinquenta e quatro anos compõe o segmento de usuários mais ativos da plataforma
e pesquisa recente mostra que 21% dos usuários já compraram um produto que
conheceram por meio das imagens compartilhadas.
Segue algumas dicas para iniciar
sua marca de forma adequada na rede:
Capriche nas Imagens: O Pinterest é uma mídia repleta de imagens bem produzidas, neste caso não dá para as suas serem diferentes. A criatividade sempre será um grande diferencial.Aposte no Compartilhamento: Esta dica vale para todas as mídias sociais existentes. Interação mostra que você se interessa pelos seus clientes/usuários. Ficar apenas em busca de autopromoção, se esquecendo de comunicação com o consumidor, torna sua estratégia falha, todos querem visibilidade. Invista no relacionamento entre sua marca e os usuários.Dite Tendências: O Pinterest já é um grande ditador de tendências por si só, se seu foco for moda, por exemplo, você pode criar estilos.Aproveite Datas Sazonais: Planeje suas ações mensalmente, separando produtos em destaque, que serão trabalhados em uma determinada data.Segmente: Quanto mais especifico for o conteúdo divulgado maior será sua chance de ter sucesso.
Leandro Toledo é o brasileiro mais
famoso do Pinterest, ele possui até o momento, mais 870mil seguidores, situados
em diversos países pelo mundo.
Em uma entrevista ele diz:
“Muita gente me pergunta qual é o segredo e eu acho engraçado porque nem eu mesmo sei! Mas, acredito que postar coisas com as quais as pessoas se identificam, ter uma certa variedade de tópicos e atualizar com frequência são atitudes que ajudam. Eu, pelo menos, faço dessa forma”
É bom frisar que não adianta todas
essas dicas, se você colocar sua marca no Pinterest simplesmente para ter mais
uma mídia, é sempre necessário avaliar seu objetivo, além de buscar planejar o
conteúdo postado, evitando mesclar as mesmas postagens das outras mídias,
repetição nunca é legal:
CADA MÍDIA POSSUI SUA LINGAGEM!
Vejo o Pinterest como eficiente
ditador de tendências e garanto que se bem observado, suas boas ideais e bons
investimentos, só tendem a melhorar.
E aí, você está realmente
conectado?
Quem se interessar segue meu perfil do Pinterest >>> pinterest.com/alinepatini
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