Dias desses, comecei a imaginar se Papai Noel resolvesse aparecer e presentear os empreendedores com excelentes negócios neste natal e ao invés da pergunta clichê: “Você foi um bom menino?”, ele questionaria:
- Você planejou tudo direitinho?
Qual seria sua resposta?
O Natal, sem dúvidas, é a época mais vantajosa para o mercado de varejo e acredite: Com um bom planejamento, você nem vai precisar da aprovação do “Bom Velhinho”.
Mas como se planejar corretamente para receber clientes dispostos a consumir e, acima de tudo, fidelizá-los?
Primeiramente, antes de focar em qualquer detalhe, tenha sempre em mente seu público alvo, isso facilitará a definição dos produtos e serviços que você disponibiliza, além de um bom direcionamento para sua divulgação.
Outro ponto bastante relevante é ter em mãos os dados dos Natais anteriores. Se este for o primeiro Natal de seu estabelecimento, procure respostas junto a uma boa pesquisa de mercado, um pouco de Benchmarking e tenha muita atenção aos detalhes, pois fará toda diferença.
Citarei alguns pontos e as questões mais importantes a serem respondidas para que você tenha tudo anotado e poder assim colocar mãos à obra.
Estoques: Nos anos anteriores seu estoque foi adequado? Faltou? Sobrou? Você obteve mais erros que acertos? Seus fornecedores colaboraram com a pontualidade nas entregas dos produtos? Como está seu estoque atual? Ele será capaz de suprir a demanda? Tenha esses dados em mente. Já pensou alguém ficar sem presente?
Produtos: Nos anos anteriores, quais os produtos que mais venderam? O que ficou parado na loja? O que os clientes procuraram e não encontraram em seu estabelecimento? O que está na moda? Existem produtos complementares que podem ser agregados para vendas adicionais? É interessante fazer um lançamento? Busque se diferenciar com produtos inovadores e nunca se esqueça de analisar as influências do ambiente externo; componentes econômicos, políticos, legais, concorrência e etc.
Exposição dos Produtos: Aqui contará muito sua criatividade. Digamos que sua vitrine é sua árvore de natal, monte-a com entusiasmo, afinal, receber elogios de parentes e amigos é maravilho. Neste caso, busque a admiração dos consumidores, estimulando sua curiosidade, fazendo com que ele necessite saber detalhes de seu produto, aguçando sua vontade de entrar na loja. Escute a opinião deles.
Equipe de Atendentes: Sua loja possui atendentes suficientes para suprir a demanda? Será necessário contratar mais colaboradores? Vai contratar ou terceirizar? Nesta época do ano é comum você receber diversos estilos de consumidores, vários estão te visitando pela primeira vez, fazendo com que o atendimento exemplar seja obrigatório, afinal, sua intenção é fidelizá-lo para compras futuras, certo? Por isso, cuidado com os vendedores temporários, muitos deles buscam apenas fazer “bicos” no final de ano e esta postura faz com que não haja responsabilidades em atender bem, denegrindo a imagem de seu estabelecimento. Lembre-se, seus clientes não saberão identificar vendedores temporários dos efetivos. Uma alternativa, além de um recrutamento bem direcionado, seria um treinamento de atendimento a todos os colaboradores, além de disponibilizar na loja questionários de satisfação (não obrigatório) para que os consumidores possam avaliar o atendimento recebido, com isso o colaborar saberá que estará sendo avaliado e ficará mais atento.
Processos: Facilitar a vida do cliente dentro de seu estabelecimento é a chave do negócio. Estabelecer o uso de senhas para atendimento por ordem de chegada pode ajudar na organização e evitar conflitos. Deixe semi prontas as embalagens para presente, com isso você ganha tempo. Prepare-se para aproveitar as trocas de mercadorias, e visualize-as com uma grande oportunidade de vender mais.
Divulgação: Para se destacar é necessário aparecer, uma campanha direcionada é sempre bem vinda. Digamos que você não se planejou e a verba para divulgação em mídias pagas esteja curta. Neste caso, você cometeu um erro, afinal seu concorrente possuirá vantagem caso ele tenha se planejado, pois terá maior exposição e por conseqüência, chamará mais atenção. Nem por isso tudo estará perdido. Usufrua bastante das mídias sociais, é um dos melhores locais de pesquisa para descobrir o que o consumidor espera do Natal, além de um excelente meio para divulgação. Destaque seu ponto de venda.
Tenho certeza que depois de tudo isso o Natal será repleto de lindas realizações.
Boas Vendas!
Boas Festas!
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