Páginas

sexta-feira, 15 de abril de 2011

Mídia Social, não é moda! Estamos entendidos?

Usarei meu post em forma de desabafo.
O fato das mídias sociais serem tratadas como “modinha atual”, é algo que vem me tirando o sono. Explico:

Muitos empresários ouviram em um determinado momento que é bacana suas marcas estarem presentes na internet, através dos perfis digitais.
Então, “borá” entrar nesse “tal de Twitter”, ou participar “daquele Facebook”.
Moda é algo que vem e passa, certo? Se você possuir um pouco de feeling, entenderá que as mídias digitais vieram para ficar e num futuro não muito distante, serão o maior e melhor meio de divulgação.
Por isso, eu rogo humildemente:
- Querido Gestor, pare de exigir a construção de perfis digitais para sua marca, caso não possua alguém que saiba administrá-los. Pode ser?
É realmente muito triste ver empresas com seus perfis desperdiçados, sem planejamento estratégico. Não geram nenhum conteúdo relevante ou ação inovadora, fazendo do engajamento algo totalmente inexistente.
Hoje podemos encontrar aos montes, “telefacebooks” ou “teletwitters”, estrelados por Marcas que não entenderam a linguagem adequada da rede, onde a autopromoção passa a ser a linha editorial.
Querem um dado pior?
Ações como estas, sendo praticadas por agências de publicidade (offline) que resolveram incluir em seus portfólios, serviços digitais (também movidas pela “moda”). Totalmente despreparadas, se dizem especialistas no assunto. Acreditam que bastam criar perfis para o cliente e passar a citá-los através de seus logos nos rodapés dos anúncios, sejam o suficiente para tornar as “marcas antenadas”, fazendo delas verdadeiras piadas da rede.
Com isso,volto a rogar novamente:
- Amigo Gestor, exija resultados! Pergunte se a presença digital gerou impacto no crescimento de sua empresa. Saiba que é possível mensurar o retorno sobre o investimento, como qualquer outra mídia.
Resumindo, antes de sair por aí se cadastrando em todas as mídias sociais que você conhece, busque um profissional qualificado que lhe forneça um planejamento digital sólido. Afinal, qualificação sempre foi e sempre será uma das chaves que abrem a porta do sucesso.
Pois, se assim não for, consumidor inteligente tem a resposta certa para marcas despreparadas digitalmente: UNFOLLOW e BLOQUEIO, nelas!

Nenhum comentário:

Postar um comentário