Páginas

quinta-feira, 21 de abril de 2011

Chegou a Hora do QR Code

Há anos venho acompanhando a utilização do QR Code na publicidade.
São ideias simples que tem seu diferencial advindo do código 2D que consegue conter diversas informações.
Se tratando de mundo, o seu uso já deixou de ser moda, estando presente em diversas campanhas publicitárias, tornando a interação do consumidor com a marca muito mais ampla.
Mas afinal, por que no Brasil a aderência é pouca?

Existe a teoria de que mesmo a tecnologia sendo fenomenal ela não se adéqua ao público brasileiro, pois não é tão popular. Para que os códigos possam ser lidos é necessário fazer um download do aplicativo em aparelhos móveis com câmera e a grande discussão é que este não possui nenhuma outra utilidade no cotidiano do consumidor.
Mas uma notícia pode ser a resposta para o futuro do QR Code no país.
Um estudo da Cisco, um dos maiores fabricantes de equipamentos para redes do mundo, prevê que, nos próximos quatro anos, o tráfego de dados gerado por celulares e outros dispositivos móveis, vai crescer 39 vezes. Essa previsão faz parte da versão mais recente do estudo Visual Networking Index (VNI) que, analisa o tráfego de dados global na internet. O VNI estima que, em 2015, o Brasil terá 246 milhões de celulares, o equivalente a 1,2 aparelho por habitante.
Com isso, a inclusão dessa tecnologia nos planejamentos de mídias das marcas passa a ser promissor, vocês não acham? É só saber explorar com inteligência as diversas possibilidades de interação que a ferramenta permite. O segredo, todos já conhecem: Imaginação, aliado a boa divulgação.
Veja um exemplo consagrado do uso de QR CODE na publicidade:

O “Maior QR Code do Mundo” – Lançado em um comercial pela AUDI Japão no ano de 2010, o código direciona o utilizador para uma animação em comemoração aos seus 100 anos da Marca
.

Nenhum comentário:

Postar um comentário