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domingo, 1 de dezembro de 2013

INSTAGRAM + PLANEJAMENTO + CRIATIVIDADE = VENDAS


Sempre que sou convidada para contribuir com um pouco do meu conhecimento em projetos inovadores, fico extremamente honrada. Este é o caso da Revista do Setor de Semi joias, produzida pelos meus queridos amigos Andreza Leite e Angelo Zambom: Vitrine da Joia. 
Há algum tempo possuo meu espaço para falar sobre marketing, sempre buscando um aprofundamento em Marketing Digital. 
O texto que segue faz parte de um desses conteúdos.
Escrito com foco no ramo de joia, mas com toda certeza ambrangente para qualquer pessoa que visa entender um pouco mais do Instagram: Enjoy!





Futurólogos diziam que a convergência da tecnologia, estaria entre a televisão e o computador. Mas o tempo vem nos mostrando que eles erraram feio, sendo o celular o grande responsável por levar a tecnologia às massas. Só no Brasil, vendas de smartphones dispararam 110% neste ano (2013).
Esta constatação, nos leva a outra observação:

No final de 2010, diversos meios da imprensa divulgaram dados de como o mercado de câmera digital perdia popularidade em função das câmeras de celular. Onde, além da portabilidade, a principal característica deste movimento é a conectividade. Os usuários estavam e ainda estão cada vez mais interessados em tirar fotos e instantaneamente compartilhá-las via mídias sociais, podendo assim, mensurar a sua popularidade, com comentários, curtidas e toda interação que cada mídia disponibiliza.

Nesta grande tendência entra o Instagram, que segundo a Globalwebindex (empresa de pesquisa de mercado, focada no comportamento do consumidor online) foi um dos aplicativos que mais cresceu em número de usuários no ano de 2013 (crescimento de 130%). Com ele todo mundo se descobriu um “fotógrafo em potencial”, registrando e criando imagens através dos filtros, dando as fotos um resultado artístico incrível.
 

Sua marca está presente no Instagram?
Independente da resposta, vamos a algumas importantes considerações:
Antes de ingressar ou potencializar a presença de seu empreendimento em qualquer mídia social, tenha como base um bom planejamento, capaz de identificar: A filosofia da empresa, aliada ao perfil do seu público alvo.
Não entre em uma mídia apenas para “não ficar de fora”, se sua filosofia inicial for essa, fique de fora!

Mídias sociais são ferramentas capazes de criar relacionamento com o consumidor. E todo relacionamento exige transparência. Se ele passar a te seguir e notar que seu conteúdo não condiz com sua filosofia ou até mesmo que a mídia foi deixada de lado por falta de tempo, no mínimo ele terá uma impressão ruim da marca e definitivamente não é isso que gostaríamos, certo?

Tendo isso em mente, seguem algumas dicas:

Imagem é um dos meios mais eficazes para captar a atenção do público. Mas não significa que estamos falando de qualquer clique, tem que ser um clique criativo e original.
Não visione seu Instagram como um catálogo, onde se expõe peças cruas, sem nenhum atrativo. Neste caso, busque agregar valor ao seu produto: Seja através de um cenário ou de uma dica, mostrando possibilidades de uso.

Ao intitular a imagem, traga informações que ultrapassem termos técnicos, mas que sejam capazes de sensibilizar.

Use hashtags, pois elas viram hiperlinks dentro do Instagram, ou seja, é possível indexá-las através do mecanismo de busca, permitindo que qualquer usuário que esteja procurando por aquele “assunto”, possa ter acesso a sua imagem. Neste caso, elas se tornam um ponto bastante relevante na estratégia. Não inclua palavras focadas em apenas conseguir curtidas aleatórias. Foque nas que possam potencializar a visualização de sua imagem, pelo seu público alvo. Logo, se você tiver construído uma boa base, além de curtidas na imagem, ele também poderá curtir, interagir e por que não dizermos:  Consumir a marca.
 Veja alguns exemplos de hashtags que contemplam o setor de joias folheadas: #fashionjewelr #acessórios #jewelr #gold #joia... Entre tantas outras que irão depender de uma consciente pesquisa.

Desde seu surgimento em Outubro de 2010, pude presenciar muitas marcas, principalmente as de acessórios, surgirem tímidas, tendo como principal mídia o Instagram e informalmente lançando o que chamo de “InstaCommerce”, permitindo que os consumidores encomendassem os produtos através da mídia. Não significa que apoio essa medida, afinal investir  em uma ferramenta de venda qualificada e própria é sempre o melhor recurso, mas fica o registro do “jeitinho” informal encontrado e que teve grande aderência, confirmando a grande potência da mídia.

E aí, você está realmente conectado?

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