Sempre que sou convidada para contribuir com um pouco do meu conhecimento em projetos inovadores, fico extremamente honrada. Este é o caso da Revista do Setor de Semi joias, produzida pelos meus queridos amigos Andreza Leite e Angelo Zambom: Vitrine da Joia.
Há algum tempo possuo meu espaço para falar sobre marketing, sempre buscando um aprofundamento em Marketing Digital.
O texto que segue faz parte de um desses conteúdos.
Escrito com foco no ramo de joia, mas com toda certeza ambrangente para qualquer pessoa que visa entender um pouco mais do Instagram: Enjoy!
Futurólogos diziam que a convergência da tecnologia, estaria entre a
televisão e o computador. Mas o tempo vem nos mostrando que eles erraram feio,
sendo o celular o grande responsável por levar a tecnologia às massas. Só no
Brasil, vendas de smartphones dispararam 110% neste ano (2013).
Esta constatação, nos leva a outra observação:
No final de 2010, diversos meios da imprensa divulgaram dados de como
o mercado de câmera digital perdia popularidade em função das câmeras de
celular. Onde, além da portabilidade, a
principal característica deste movimento é a conectividade. Os usuários estavam
e ainda estão cada vez mais interessados em tirar fotos e instantaneamente compartilhá-las
via mídias sociais, podendo assim, mensurar a sua popularidade, com
comentários, curtidas e toda interação que cada mídia disponibiliza.
Nesta grande tendência entra o Instagram, que
segundo a Globalwebindex
(empresa de pesquisa de mercado, focada no comportamento do consumidor online)
foi um dos aplicativos que mais cresceu em número de usuários no ano de 2013
(crescimento de 130%). Com ele todo mundo se descobriu um
“fotógrafo em potencial”, registrando e criando imagens através dos filtros,
dando as fotos um resultado artístico incrível.
Independente
da resposta, vamos a algumas importantes considerações:Sua marca está presente no Instagram?
Antes de
ingressar ou potencializar a presença de seu empreendimento em qualquer mídia
social, tenha como base um bom planejamento, capaz de identificar: A filosofia
da empresa, aliada ao perfil do seu público alvo.
Não entre em
uma mídia apenas para “não ficar de fora”, se sua filosofia inicial for essa, fique
de fora!
Mídias sociais
são ferramentas capazes de criar relacionamento com o consumidor. E todo
relacionamento exige transparência. Se ele passar a te seguir e notar que seu
conteúdo não condiz com sua filosofia ou até mesmo que a mídia foi deixada de
lado por falta de tempo, no mínimo ele terá uma impressão ruim da marca e definitivamente
não é isso que gostaríamos, certo?
Tendo isso em
mente, seguem algumas dicas:
Imagem é um dos meios mais eficazes para captar a
atenção do público. Mas
não significa que estamos falando de qualquer clique, tem que ser um clique
criativo e original.
Não visione seu Instagram como um catálogo, onde se
expõe peças cruas, sem nenhum atrativo. Neste caso, busque agregar valor ao seu
produto: Seja através de um cenário ou de uma dica, mostrando possibilidades de
uso.
Ao intitular a imagem, traga informações que
ultrapassem termos técnicos, mas que sejam capazes de sensibilizar.
Use hashtags, pois elas viram
hiperlinks
dentro do Instagram, ou seja, é possível indexá-las através do mecanismo de
busca, permitindo que qualquer usuário que esteja procurando por aquele
“assunto”, possa ter acesso a sua imagem. Neste caso, elas se tornam um ponto
bastante relevante na estratégia. Não inclua palavras focadas em apenas
conseguir curtidas aleatórias. Foque nas que possam potencializar a
visualização de sua imagem, pelo seu público alvo. Logo, se você tiver
construído uma boa base, além de curtidas na imagem, ele também poderá curtir,
interagir e por que não dizermos: Consumir
a marca.
Veja alguns exemplos de hashtags
que contemplam o setor de joias folheadas: #fashionjewelr #acessórios #jewelr
#gold #joia... Entre tantas outras que irão depender de uma consciente
pesquisa.
Desde seu surgimento em Outubro
de 2010, pude presenciar muitas marcas, principalmente as de acessórios,
surgirem tímidas, tendo como principal mídia o Instagram e informalmente
lançando o que chamo de “InstaCommerce”, permitindo que os consumidores encomendassem
os produtos através da mídia. Não significa que apoio essa medida, afinal
investir em uma ferramenta de venda
qualificada e própria é sempre o melhor recurso, mas fica o registro do
“jeitinho” informal encontrado e que teve grande aderência, confirmando a
grande potência da mídia.
E aí, você está realmente conectado?
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