Criado pelo funcionário da Motorola Martin Cooper em 1967, tinha seu uso voltado apenas para comunicação verbal. Hoje possui inúmeras funções, chegando ao mercado, inovadores smartphones que permitem acessar a internet em qualquer lugar a qualquer momento, tornando a comunicação imediata, indispensável, criando uma geração de usuários dependentes.
Um estudo da Cisco, um dos maiores fabricantes de equipamentos para redes do mundo, prevê que, nos próximos quatro anos, o tráfego de dados gerado por celulares e outros dispositivos móveis, irá crescer 39 vezes. Essa previsão faz parte da versão mais recente do estudo Visual Networking Index (VNI) que, analisa o tráfego de dados global na internet. O VNI estima que, em 2015, o Brasil terá 246 milhões de celulares, o equivalente a 1,2 aparelho por habitante.
Usar esses dados com sabedoria é o segredo do chamado Mobile Marketing, que se resume as ações de marketing realizadas através de celulares ou dispositivos móveis.
Hoje, para estarmos online, não significa estar na frente de um computador. O consumidor cada vez mais conectado busca interagir com a marca, exigindo que a mesma busque rapidamente se adaptar assuas necessidades.
Através do bluetooth,tecnologia de transmissão de dados via ondas de rádio, é possível enviar conteúdo (arquivos multimídia) para os celulares das pessoas. A estratégia é sempre optar pelo bom senso.
Segundo pesquisa realizada pela Acision (líder mundial em serviços de dados móveis) que ouviu 1,2 mil pessoas pela web. Os usuários estão predispostos a aceitar o mobile marketing desde que eles tenham anteriormente concordado em receber essas mensagens publicitárias. A publicidade no celular deve respeitar a privacidade e ser segmentada de acordo com as preferências e o perfil de cada um, buscando levar conteúdo que tenham relevância. Desta forma, as taxas de aceitação são maiores e o poder de viralização da ação pode ser extremamente alta. Conteúdo relevante instantaneamente faz o consumidor querer compartilhá-lo com a família, amigos e porque não dizer, com o mundo, quando jogado na rede através das mídias sociais.
Uma campanha premiada em Cannes (“O Oscar da Publicidade”) que usa a tecnologia foi criada pela agência DDB Group em Cingapura. A ação serviu para divulgar o serviço de música online da marca StarHub e aconteceu nos provadores de algumas lojas.
Diversas roupas ganharam etiquetas RFID (código de barras que armazena informações transmitidas via rádio) categorizadas de acordo com um estilo musical. Ao vestir as roupas, a música atribuída à etiqueta tocava no provador. Para contextualizar a ação, uma mensagem SMS era enviada em seguida, contendo o link para download gratuito da música no site da StarHub.Mais de 47 mil canções foram recomendadas durante a campanha que teve taxa de cliques superior a 84%.
Incluir esta tecnologia nos planejamentos de mídias das marcas passa a ser promissor. É só saber explorar com inteligência as diversas possibilidades de interação que a ferramenta permite.
O segredo, todos já conhecem: Imaginação, aliado a boa divulgação.
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