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domingo, 13 de março de 2011

Mídias Sociais: Você está conectado?

Provavelmente de uns tempos para cá, você se deparou com duas palavras que juntas “se anunciam” revolucionárias para os negócios: Mídias Sociais.
Muitos torcem o nariz e mesmo diante de inúmeros casos de sucesso, acreditam que é “modinha”. Grandes enganos cometem os mesmos.
É necessário admitir o avanço tecnológico e as mudanças decisivas nas relações entre empresa e consumidor e literalmente sair do lugar, dando o primeiro passo rumo a um mundo de possibilidades.

São inúmeras mídias sociais que estão disponibilizadas para serem exploradas. Entre elas citarei as cinco mais populares no Brasil: Orkut, Twitter, Facebook, Youtube e Formspring, lembrando que existem outras, tão boas e eficientes quanto.
Mas afinal, como usá-las e conseguir resultados positivos para seu negócio?
Tenha em mente que o seu consumidor sempre falou de marcas e empresas, a grande diferença presente nessas mídias é que agora ele pode ser observado, analisado e principalmente, OUVIDO.
Os consumidores estão dispostos a procurarem as empresas e darem sua opinião (positiva ou negativa) sobre os produtos. As Mídias Sociais facilitam essa conexão, por isso estudá-las de forma individual, avaliando os diferentes impactos causados na sociedade e adequando a melhor comunicação (linguagem) para cada uma, é o primeiro passo para uma boa relação.
Com essa informação, posso citar um grande erro que muitas empresas cometem:
- Tratar as Mídias Sociais como mais um canal de marketing, passando assim, a falar apenas delas mesmas, por favor, esqueçam essa metodologia.
Mídias Sociais é mais do que autopromoção; é relacionamento.
Estamos na era do consumidor bem informado, impaciente e principalmente com milhares de opções para fazer suas escolhas na hora de optar por serviços ou produtos. Falar de todas suas habilidades o tempo todo, não fará dele fiel a sua marca. Ao invés de vender algo, proponha ajuda para comprar.
Comece devagar, observando quem já chegou antes.
Interaja com seu público, oferecendo um bom conteúdo, com assuntos relevantes e inovadores, tornando-se uma fonte útil de informação.
Esteja preparado para ouvir críticas (feedbacks instantâneos) e as tornem fontes de melhoramentos. Você sabia que sugestões colocadas na internet são uma das formas mais confiáveis de propaganda?
Pense antes de falar; uma opinião postada na internet pode gerar grande influência sobre outras pessoas, por isso é necessário PLANEJAMENTO.
Tenha comprometimento com as mídias sociais, nas quais você resolver ingressar, ou seja, nada adianta você criar um perfil, para deixá-lo abandonado, sua interação tem que ser permanente. É preciso conversar com se público, se você não der subsídios coerentes e rápidos ele se frustra.
Mensure resultados. Avalie o retorno destas mídias, assim como faz com mídias off-line. Analise se seu conteúdo gera relevância na busca orgânica do Google, busque controlar o número de acessos, RTs, busca geográfica entre outras formas de medir sua popularidade.
Seguindo essas dicas, posso garantir que os resultados serão satisfatórios, pois você atrairá pessoas que se tornarão entusiastas, divulgando sua marca de forma espontânea.
Muito Complicado?
Fique tranqüilo, pois no mercado existem profissionais especializados e capacitados que com certeza poderão ajudá-lo em sua presença digital.
A grande proibição é você ficar fora dessa, por isso: Conecte-se, já!

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